A importância do marketing no comércio varejista diante da crise

Participaram da palestra estudantes dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da Unochapecó

Marcos Bedin/SC

Presidente da CDL Chapecó explanou sobre o tema para estudantes da Unochapecó. “O maior desafio do marketing é atrair o cliente para a loja”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Clóvis Afonso Spohr, durante palestra promovida na 2ª edição do Painel Desafios de Marketing na Atualidade com o tema “Dia das Mães: como vencer a crise”, na última semana. A iniciativa foi dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da Unochapecó e reuniu cerca de 100 estudantes.

De acordo com a coordenadora do painel e professora do curso de Administração, Gilsele Molozzi, a intenção foi aproximar a teoria aprendida em sala de aula com a prática das organizações e como esses esforços de marketing trazem resultado. “O Dia das Mães é a segunda maior data em importância cultural e comercial do calendário brasileiro e, por esse motivo, convidamos o presidente da CDL Chapecó para explanar sobre a atuação da entidade perante essa e outras datas importantes para o comércio em situações de crise”, explicou.

Segundo Spohr, a crise é uma oportunidade para a criatividade. “É um desafio criar e atrair consumidores em situações de instabilidade econômica e política, mas também serve de estímulo e motivação para que o comércio inove em atrativos”. O dirigente também apresentou aos estudantes a estrutura da CDL Chapecó e quais seu objetivo, missão, visão e valores.

A entidade possui 48 anos e conta com 1.700 empresas associadas. A média mensal de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ofertado pela CDL Chapecó, é de 36 mil. “Nossa missão é servir o comércio varejista, promover o associativismo e prestar serviços, produzindo informação e profissionalização empresarial. Temos como visão ser referência na profissionalização e qualificação do comércio”, destacou o presidente.

De acordo com o dirigente, a entidade preocupa-se em atender as necessidades do comércio varejista de Chapecó a fim de atrair cada vez mais consumidores.

“Desenvolvemos, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) campanhas específicas para cada data comemorativa. Quando se fala em comércio é preciso compreender que estamos trabalhando com diferentes públicos e que precisamos atendê-los de maneira geral. Para que o marketing alcance seus objetivos é imprescindível pensar no público-alvo que são os consumidores”, observou.

INTELIGÊNCIA QUE GERA RESULTADOS

O presidente falou também sobre o novo posicionamento de marketing da entidade e sobre a maior campanha de prêmios já realizada na história do comércio chapecoense.

“A campanha ‘100 anos, 100 prêmios’ foi um desafio que nós estipulamos enquanto CDL. É uma iniciativa ousada, mas que acreditamos que trará retornos positivos para todo o comércio”, avaliou. Spohr esclareceu que a campanha foi cuidadosamente planejada e pensada em benefício dos lojistas do município. “Desenvolvemos uma campanha máster que junto com as campanhas específicas de cada data comemorativa somarão em retornos para nossos associados”, garantiu.

Spohr reforçou a importância da constante atualização e capacitação no comércio varejista. “A CDL Chapecó busca colaborar nos diferente sentidos para tornar o comércio de nosso município referência em produtos e serviços de qualidade aliados com um bom atendimento e amparados por uma boa campanha de marketing”, finalizou.

Aproximação

A CDL Chapecó também participou de reunião com a reitoria da Unochapecó. Na ocasião conheceram melhor sobre o programa de Educação a Distância que a universidade está iniciando.