Al Jazeera infiltrou repórter secreto nos grupos pro-Israel dos EUA

Rua Judaica

Um editor da Al Jazeera reconheceu que infiltrou um repórter secreto dentro de organizações pró-Israel, no ano passado, em Washington. Clayton Swisher, chefe de pesquisa da rede de notícias do Qatar fez a revelação para a Al Jazeera. Ele disse que um documentário seria transmitido com base no trabalho do repórter.

No início desta semana, um órgão de vigilância oficial da mídia do Reino Unido rejeitou queixas contra um documentário da Al Jazeera, que expôs um funcionário da embaixada de Israel tentando influenciar legisladores britânicos. A Ofcom disse que os relatórios da rede, que levaram à demissão de Shai Masot filmado conspirando para “derrubar” legisladores britânicos considerados hostis a Israel, não eram antissemitas.

Em vez disso, a Ofcom concluiu que o programa era “um documentário de investigação sério que explorou as ações da embaixada de Israel e, em particular, o então oficial político sênior Shai Masot e seus vínculos com várias organizações políticas que promovem um ponto de vista pró-Israel”.

Após o anúncio, Swisher disse que a Al Jazeera tinha um repórter secreto na Grã-Bretanha e em Washington: “Com este veredito e reivindicação no Reino Unido podemos revelar como o lobby israelense na América funciona através dos olhos de um repórter secreto”, disse.  “Eu ouço que os EUA estão tendo problemas com a interferência estrangeira nos dias de hoje, então não vejo nenhuma razão para que o estabelecimento dos Estados Unidos não leve nossas conclusões na América tão a sério quanto os britânicos fizeram, a menos que Israel esteja de alguma forma fora dos limites desse debate.”

Desde que a Al Jazeera começou a exibir sua investigação no Reino Unido, várias organizações pró-israelenses expressaram suspeitas de que foram infiltradas por um repórter secreto. Em janeiro, um artigo da Tablet nomeou o repórter como James Anthony Kleinfeld, um cidadão britânico que atua em grupos pró-palestinos britânicos.

A Al Jazeera ainda não comentou a identidade do repórter.

Em agosto, Israel tomou medidas para revogar as credenciais de imprensa da Al Jazeera, mas posteriormente recuou. Enquanto isso, a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes exigiram o encerramento das atividades da Al Jazeera.