Aplicativo informa condições de balneabilidade das praias

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) lançou no Museu do Amanhã, um aplicativo sobre as condições de balneabilidade das praias. Em um primeiro momento, a ferramenta estará disponível em fase de teste para download no Portal do Inea (www.inea.rj.gov.br/partiupraia). Será possível fazer a consulta pelo celular e em tempo real.

O aplicativo permitirá informar à população a condição de banho das praias do Estado do Rio de Janeiro, além de outros detalhes como dia da coleta, localização do ponto de coleta e foto da praia.

Durante o evento, foi lançada ainda a cartilha de balneabilidade, que também está disponível para consulta no portal do Inea.

Como é feita a análise

O usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as praias mais próximas e suas respectivas condições de banho. Também poderá selecionar manualmente aquelas as quais quer informação, assim como adicioná-las aos seus favoritos.

Já a cartilha de balneabilidade é uma publicação que reunirá informações sobre como é feita a análise de balneabilidade das praias, detalhando os fatores que contribuem para que o local esteja próprio ou impróprio para banho.

A finalidade é informar a população sobre como esse trabalho é feito. A cartilha está disponível no portal do Inea.

Fonte: INEA