Barreira fiscal apreende 230 mil litros de etanol

Agentes da equipe volante da Operação Barreira Fiscal, das secretarias de Governo e de Fazenda, apreenderam 230 mil litros de etanol no período de 28 de abril a 28 de maio.

Os veículos fiscalizados transportavam combustível com irregularidades fiscais e ficaram apreendidos até o pagamento do imposto devido.

As ações da equipe volante são realizadas com o objetivo de combater a circulação de combustíveis no estado sem o recolhimento dos tributos previstos em Lei. Desde 2011, 4,7 milhões de litros de combustíveis foram apreendidos pela operação. Apenas de janeiro a maio deste ano, já foram 491 mil litros, o que representa um aumento de 123% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidos 220 mil litros  de combustíveis irregulares.

Segundo o coordenador da Operação Volante, Reginaldo Valadão, as ações são realizadas diariamente com equipes compostas por agentes da Barreira Fiscal e um auditor fiscal da Secretaria de Fazenda. As equipes trabalham com base em dados da Inteligência, com informações sobre possíveis rotas de fuga.

– Os agentes realizam rondas por todo o estado, para fiscalizar o transporte de combustíveis em veículos que podem tentar fugir dos postos da operação. Muitos compram combustíveis em outros estados e apresentam uma nota fiscal que não é válida no Rio de Janeiro, pagando apenas o imposto do local de origem – explicou Valadão.