Caixa Cultural faz debate sobre igualdade de gênero

    A Caixa Cultural Rio de Janeiro promove nesta terça-feira (13) o debate “Mulheres, câmera, ação!” que abordará a fotografia e os movimentos sociais de mulheres.

Debate na Caixa Cultural
Caixa Cultural faz debate sobre igualdade de gênero

A Caixa Cultural Rio de Janeiro promove nesta terça-feira (13) o debate “Mulheres, câmera, ação!” que abordará a fotografia e os movimentos sociais de mulheres.
Seis figuras femininas vão participar do debate: Claudia Ferreira, fotógrafa documental de movimentos sociais feministas; Wania Corredo, fotojornalista e fundadora do grupo e coletivo Fotógrafas Brasileiras; Simone Marinho, fotógrafa independente e mestranda em Comunicação; Fatima Pinho, do grupo Mães de Manguinhos /Fórum Social de Manguinhos; e Glaucia dos Santos, do Mães sem Fronteiras/Chapadão.

A moderação será feita pela fotógrafa e mestre em Cultura Visual Erika Tambke. O evento começa às 17h30, sendo que às 19h haverá o debate. A programação contará ainda com  o lançamento do catálogo com as principais imagens vencedoras da World Press Photo 2017.
Os temas abordados pelas debatedoras serão: a articulação das mulheres em prol de uma causa comum – a igualdade de gênero – através da organização de grupos e coletivos de mulheres fotógrafas e movimentos como as Mães de Manguinhos e Mães sem Fronteiras, e também a construção da memória social a partir de narrativas visuais (a fotografia, no caso) e a memória dos filhos de mulheres que lutam pelo reconhecimento de injustiças e pelo direito de se contar histórias sob outras perspectivas.

A World Press Photo, organização independente sem fins lucrativos, promove este que é o mais importante concurso internacional de fotojornalismo. A fundação está empenhada em apoiar e promover altos padrões de qualidade na fotografia, com o objetivo de gerar interesse no grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, e pela livre troca de informações.

Serviço
Lançamento do catálogo da exposição World Press Photo 2017 + Debate Mulheres, câmera, ação! A fotografia e os movimentos sociais de mulheres
Entrada Franca
Horário: Lançamento do catálogo às 17h30; Debate às 19h
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos