Começa a temporada dos super furacões do Oceano Atlântico

Harvey será o primeiro furacão de categoria 3 que atingirá em terra os EUA, desde Wilma em 2005. O Centro Nacional de Furacões da NOAA relata que o furacão Harvey poderá causar inundações a nível catastrófico no Texas. O Harvey se fortaleceu de um dia para o outro com ventos de 60 km/h e está prestes a atingir a costa do Texas podendo se tornar um grande furacão. A chuva será ainda pior com este ciclone tropical. Os avisos de furacão e de tempestade estão em vigor para um grande trecho da Costa do Texas. (Fonte: NOAA).

Condições favoráveis ​​para a intensificação continuaram

As condições no Golfo do México na manhã dessa sexta-feira continuaram a ser muito favoráveis ​​à intensificação. Imagens de satélite e radar mostraram que Harvey tinha expandido o tamanho e tinha uma área impressionante de tempestades pesadas com bandas espirais bem organizadas, que estavam despejando chuvas torrenciais. Os modelos indicam um centro intenso de tempestades com chuvas muito pesadas, um olho com cerca de 13 milhas de diâmetro para o norte e leste. O cisalhamento do vento foi de leve a moderado, 5 a 15 nós, e a atmosfera apresentou alta umidade relativa de 70%. As temperaturas da superfície do mar (SSTs) estão muito quentes, em cerca de 30°C (86°F). Águas quentes se estenderam profundamente no oceano e contribuíram para o seu fortalecimento. Atenção para o Sul do Texas que espera ventos entre 115 (185 km/h) ou até 145 mph (233 km/h).

Harvey é um furacão muito perigoso com ventos extremos e chuva forte. Se você mora no Texas, atente sobre os conselhos das autoridades locais de gerenciamento de emergências e saia imediatamente se você mora em uma zona de evacuação. Grandes quantidades de chuvas são esperadas e fortes rajadas de vento já estão afetando a costa do Texas Os ventos da tempestade tropical começarão a afetar partes da costa no final da manhã ou no início da tarde de sexta-feira, dificultando a evacuação. Fonte: (NOAA).

Segundo a NHC, NOAA, Harvey mostra as alturas de inundações máximas acima do solo com chances de 30% de ocorrerem de sexta à segunda-feira. Espera-se que o pico ocorra a cerca de 50 milhas a nordeste da cidade de Corpus Christi. A cidade de Port Lavaca tem 30% de chance de ver inundações de tempestades de 11 a 13 ‘. As previsões oficiais de surtos de tempestade podem variar com essas probabilidades.

Previsão de intensidade para Harvey

As atuais condições favoráveis ​​para o desenvolvimento permanecerão em vigor até a noite de sexta-feira, de acordo com a versão das 12h pelos modelos. O corte do vento permanecerá leve a moderado, e a atmosfera estará úmida. Os SST (temperatura de superfície do mar) permanecerão perto de 29,5°C (85°F). O conteúdo total de calor do oceano continuará a cair à medida que Harvey se aproxima da costa. A intensificação rápida dos canais de saída da tempestade foram necessárias para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento da tempestade de categoria 3/4.

Impactos

Ventos: A previsão da velocidade do vento desta Sexta-feira, pela CDT, da NHC exigiu as maiores chances para os ventos de furacão em Rockport: 90% de chance. Corpus Christi teve uma chance de 60%, Port O’Connor uma chance de 55%, e Matagorda uma chance de 23%. Galveston e Brownsville apresentaram probabilidades muito mais baixas: 5% e 3%, respectivamente.

Chuva: todos os principais modelos estão prevendo que Harvey irá despejar quantidades catastróficas de chuva no Texas, na região costeira. Algumas áreas provavelmente receberão 2 a 3 pés de chuva durante um período de 7 dias.

Tornados: A NOAA / NWS Storm Prediction Center destacou a ameaça do tornado e colocou partes da planície costeira central e alta do Texas, incluindo a área de Houston, sob um pequeno risco de clima severo tanto para a sexta e sábado.

As previsões oficiais da onda de tempestade a partir das 4:00h da tarde, ao longo da costa do Texas e sudoeste da Louisiana incluem:

N Entrada Padre Island Natl Seashore para Sargent … 6 a 12 pés
Sargent para Jamaica Beach … 5 a 8 pés
Port Mansfield para N Entrance Padre Island Natl Seashore … 5 a 7 pés
Jamaica Beach to High Island … 2 a 4 pés
Boca do Rio Grande para Port Mansfield … 1 a 3 pés
High Island para Morgan City … 1 a 3 pés

Novo centro de baixa pressão 92L (NOAA) próximo a Flórida poderá se desenvolver na semana que vem:

O distúrbio tropical 92L foi localizado ao longo da costa sudoeste da Flórida, na tarde de sexta- feira. As imagens de satélite mostraram que 92L tinham pouca atividade torrencial e uma organização muito pequena, e um alto corte do vento de 20-30 nós estava dificultando o desenvolvimento. Espera-se que o sistema se mova para o nordeste sobre a Flórida neste fim de semana, espalhando fortes chuvas de 3 a 5 “, e pode ter melhores chances de desenvolvimento no início da próxima semana, quando começará a acelerar para o nordeste, paralelo à costa leste dos EUA.

As melhores chances de desenvolvimento podem ocorrer na terça-feira , quando se espera que o corte do vento caia para o intervalo moderado. Espera-se que 92L seja várias centenas de quilômetros a leste da costa da Carolina do Norte. Nas suas previsões climáticas tropicais emitidas às 2h da tarde da sexta-feira , o Centro Nacional de Furacões concedeu 92% de probabilidades de desenvolvimento de 2 dias a 5 dias e de 30% e 50%, respectivamente.

Fonte de pesquisa: NOAA/NWS National Hurricane Center, GFS europeu, modelo UKMET.