Começa campanha de multivacinação no Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão da Prefeitura do Rio, lançou, nesta segunda-feira (11/09), a Campanha de Multivacinação para atualização das cadernetas de vacinação da criança e do adolescente. A mobilização vai até o próximo dia 22, tendo o dia 16 como o Dia D. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente (Pentavalente, Meningo C, Pneumo 10, Rotavírus, VIP, Tríplice viral, DTP, Tetra viral, Hepatite A, Hepatite B, HPV e Dupla bacteriana) estão disponíveis nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do Rio.

Os principais objetivos da campanha são a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. As unidades de Atenção Primária estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal. Os documentos são avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada são aplicadas.

O público com indicação para receber a segunda dose da vacina contra a gripe também está contemplado. Para o grupo de adolescentes de 9 a 14 anos, estão disponíveis as seguintes vacinas: tríplice viral, dupla adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança.

Deixe uma resposta