Concurso incentiva crianças na arrecadação de óleo de cozinha usado

Crianças aprendem sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado

Mais de 18 mil litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados durante o concurso “Óleo Amigo”, realizado escolas da rede municipal de ensino do município de Queimados, na Baixada Fluminense. A informação é da prefeitura ao fazer um balanço da iniciativa concluída na última quinta-feira (07/12).

Segundo a organização do concurso, o objetivo é que as crianças repliquem a mensagem de que o óleo de cozinha descartado incorretamente prejudica o Meio Ambiente e traz sérios riscos à Natureza. Participaram do concurso cerca de 15 mil alunos.

Além de incentivar os alunos, as escolas também ganharam presentes, como forma de agradecimento pela colaboração e participação. Foram entregues kits de materiais de limpeza para serem utilizados na própria unidade de ensino.

“A quantidade de óleo coletada é maior do que esperávamos. O concurso foi um sucesso e foi muito bom ver o envolvimento e o comprometimento da comunidade e da escola com a coleta do óleo. Todos participaram ativamente, vimos pais levarem garrafas de óleo para a escola, vimos alunos multiplicando as informações sobre o descarte correto e vimos todos os funcionários das escolas empenhados em coletar o material. Foi muito bacana”, comentou o Secretário do Ambiente e Defesa dos Animais, Cacau Nogueira.

Desempenho

Além de ajudar a preservar o Meio Ambiente, os alunos receberão prêmios pelo desempenho durante o concurso, entre eles um passeio para o Parque Lage, bolsa integral de estudos para o curso de Inglês, tablets e bicicletas. O resultado oficial com os ganhadores será divulgado nesta quarta-feira (13/12) e a premiação ocorrerá na sexta-feira (15/12), com uma grande festa para os participantes do concurso.

Apesar do término da disputa, a coleta do óleo usado não vai acabar. A prefeitura informou que os moradores que desejam dar destino correto ao material, podem encaminhar para o ecoponto central localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem).

Crianças aprendem sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado

Foto: Divulgação PMQ

Edição: Wagner Sales