Dia D contra febre amarela mobiliza 15 municípios da região metropolitana do Rio

A Secretaria estadual de Saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, iniciou a Campanha de Fracionamento das doses de vacina contra a febre amarela. A ação visa imunizar 15 municípios da Região Metropolitana do Rio.

Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios, serão aplicadas as doses padrão da vacina.

Neste sábado (27/1), a Secretaria de Saúde vai realizar o Dia D em todo o estado, das 8h às 17h. Além dos postos de saúde municipais, a ação contará com apoio de 29 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Estado, dez unidades hospitalares da rede estadual, oito tendas montadas pela secretaria, 30 quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e cinco unidades da Polícia Militar. Durante o Dia D, apenas os 15 municípios que fazem parte da campanha de fracionamento aplicarão doses fracionadas, mas o restante do estado trabalhará com a dose padrão.

Em janeiro de 2017, a Secretaria de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

Fonte: Governo do estado

Edição: Wagner Sales