Sebrae busca convênios para tornar o Encadeamento Produtivo um projeto nacional

Por Marcos Bedin

Publicado em 15 de Março de 2017

Representantes do Sebrae Santa Catarina, Sebrae Nacional e da Cooperativa Central Aurora Alimentos Estiveram reunidos, nessa semana, em Chapecó, para discutir um novo convênio que visa tornar nacional, a partir do ano que vem, o Programa Encadeamento Produtivo. Considerado o maior projeto voltado ao agronegócio do país, a iniciativa catarinense tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Aurora.

O gerente adjunto de agronegócios do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, valorizou os expressivos resultados das ações em Santa Catarina, destacando que a iniciativa é considerada referência o Brasil, o que motivou a visita de representantes de vários Estados ao oeste catarinense para conhecer a metodologia. “Nosso desafio agora é levar essa expertise para outras regiões e tornar essa metodologia nacional”.

Para o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton,o Encadeamento Produtivo tornou-se sólido e tem reconhecida utilidade aos produtores rurais e aos demais fornecedores da cadeia produtiva. “Hoje os produtores administram seus negócios com planejamento e gestão eficaz, o que resulta em qualidade em todo o processo produtivo. Também conseguimos reduzir significativamente o êxodo rural.

São vários efeitos que o projeto oportunizou ao longo desses quase 20 anos e o Sebrae tem sido nosso grande sócio nessa empreitada. Somos parceiros cada vez mais e estamos abertos para novas experiências”, destacou.  

O gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, destacou que o projeto vem avançando a cada ano e reforçou a importância de ampliar a atuação e manter o padrão em todos os locais onde for implementado.     

A reunião também contou com a presença de Andréa Restrepo Ramirez(Sebrae Nacional), da  gestora Estadual do Encadeamento Produtivo no  Sebrae/SC, Josiane Minuzzi, do coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani,  do coordenador dos programas de qualidade na Cooperativa Central Aurora Alimentos, Joel Pinto, da gestora local do programa Joselita Tedesco e da consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira.  

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

Destinado às micro e pequenas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas, o Encadeamento é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais. A iniciativa contempla os programas De Olho na Qualidade, QT Rural e Times de Excelência e sustentabilidade aplicada a pequenos negócios, além de cursos e consultorias destinados aos fornecedores da cadeia produtiva na área urbana. 

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS.