Estrela falida próxima ao sol

Astrônomos americanos, da Nasa e outros sem ligação com o governo dos Estados Unidos, descobriram uma "estrela falida" perto do nosso Sol.

Cientistas da Nasa fazem Descoberta
Cientistas da Nasa fazem Descoberta

Astrônomos americanos, da Nasa e outros sem ligação com o governo dos Estados Unidos, descobriram uma “estrela falida” perto do nosso Sol. A descoberta é fruto de um programa on-line da NASA, que tem por objetivo encontrar o nono planeta do nosso sistema solar com ajuda de cidadãos.

A “estrela falida”

A Estrela falida , também chamada de “anã marrom”, era conhecida inicialmente como “anã de Bob” pela equipe de pesquisa e está situada a pouco mais de 100 anos-luz do nosso Sol. Os autores do estudo indicam que a estrela passou despercebida até agora porque era muito fraca.

A descoberta da “estrela falida” é fruto da colaboração cidadã da NASA Backyard Worlds. Também tem por objetivo encontrar estrelas anãs e outras estrelas de pouca massa no nosso sistema solar.

A ferramenta está ativa desde 14 de fevereiro de 2017. A anã Bob foi descoberta apenas seis dias depois de seu lançamento. Três dias mais tarde, um segundo usuário se deu conta de sua existência. Outros três usuários em seguida ajudaram a classificar a anã.

As anãs marrons, também conhecidas como “estrelas falidas”, se caracterizam por não ter massa suficiente para se tornar estrela, mas por serem suficientemente quentes para brilhar.

“As anãs marrons são surpreendentemente semelhantes a Júpiter, por isso estudamos sua atmosfera para entender como é o tempo nelas”, explica Jonathan Gagné, membro do Instituto Carnegie de Washington.

A ferramenta está disponível a todos na Internet, sendo assim qualquer um pode colaborar procurando no mapa pequenos objetos planetários. Espera-se também que permita descobrir, com o tempo, o nono planeta do Sistema Solar, também conhecido como Planeta X ou Planeta 9. Os cientistas afirmam que ele não existe, mas que está escondido em algum lugar e que é maior do que Júpiter.