Favela Mundo levará 100 crianças e suas mães ao teatro, pela primeira vez

Ação beneficiará jovens atendidos pelo projeto ao longo dos últimos doze meses, no Engenho da Rainha, Zona Norte do Rio

Favela mundo
Projeto Favela Mundo, Levará mais de 100 crianças e suas mães ao Teatro .Foto Divulgação

Por Tássia di Carvalho

A Projeto Favela Mundo está se despedindo do Engenho da Rainha após um ano de oficinas, passeios e cursos, mas antes disso, vai aproveitar a chegada do Dia das Mães para homenageá-las com festa no dia 06 de maio e levá-las pela primeira vez ao teatro, no dia 07. A peça escolhida é Vamp – O Musical, em cartaz no Teatro Riachuelo Rio. O projeto é patrocinado pelo MetrôRio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e conta com apoio do Instituto Invepar.

Segundo Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo – homônima ao projeto –ações como essas são muito importantes para os alunos e suas famílias: “A maioria de nossos alunos não sai nem de seus bairros. É importante mostrar que a cidade também é deles, sentirem-se pertencentes à cidade e seus bens culturais. É a primeira vez que a maioria irá a um teatro, temos certeza de que irão adorar”, entrega Marcelo, que lembra que no fim de semana seguinte o projeto se despedirá do Engenho da Rainha, em que esteve nos últimos doze meses. “Várias de nossas crianças nunca foram a um teatro, suas mães também não, além de levar arte para dentro das favelas, nós entendemos que é importante levar os moradores das favelas a teatros, galerias, pontos turísticos”, crê Marcelo.

“Atendemos 317 crianças, capacitamos 60 mulheres em maquiagem social e decoração de unhas, e como nossa saída da comunidade será próxima ao Dia das Mães, faremos festas para essas mulheres guerreiras que potencializam suas comunidades”, promete Andriotti. “A peça é maravilhosa, mas as famílias que atendemos não possuem condições financeiras de arcar com os valores dos ingressos, mas graças a SulAmérica (patrocinadora do espetáculo) vamos levar 100 moradores de favelas para assistirem a esse sucesso da TV que virou musical”, prevê.

As atividades no Engenho da Rainha encerram-se no dia 7 de maio mas as crianças e jovens atendidos pelo projeto poderão continuar tendo aulas já que um dos novos polos será em Thomás Coelho – bairro vizinho ao atual.

1.200 vagas em quatro favelas de todas as partes do Rio

No segundo semestre, a ONG Favela Mundo desembarcará simultaneamente em quatro comunidades: Rocinha, Piedade, Cidade de Deus e Thomás Coelho. Nas duas primeiras serão ofertadas oficinas de capacitação profissional para jovens e adultos através do Projeto A Arte Gerando Renda. Os cursos são voltados ao carnaval, artes cênicas e estética, com aulas de artesanato, decoração de unhas, fantasias e adereços, grafite, maquiagem artística, maquiagem social, turbantes e tranças afro. Já na Cidade de Deus e em Thomás Coelho serão desenvolvidas atividades para os pequenos, com aulas de ballet, danças brasileiras, hip hop, jazz, teatro e violão.

Sobre a Favela Mundo

A Favela Mundo e seus projetos são referência para a Organização das Nações Unidas, ONU, onde foi reconhecida como modelo de excelência em inclusão social nas grandes cidades (World Cities Day 2014). A entidade participou de vários eventos e encontros realizados ou apoiados pela ONU (2013, 2014 e 2015) e o mais recente foi em agosto de 2016, no Marrocos, durante o NAIMUN – maior conferência mundial sobre terceiro setor. Foram 200 representantes de 30 países, e a Favela Mundo foi a única ONG brasileira participando do encontro, além disso, também representou o Brasil em eventos no México, Cuba e Estados Unidos.

Serviço

Favela Mundo levará 100 crianças e suas mães irão ao teatro pela primeira vez, neste domingo assistir a peça Vamp – O Musical, no Teatro Riachuelo Rio, no Centro do Rio.

A peça começará às 16h30.