Festa de Santo Antônio recebe mais de 150 mil pessoas em cinco dias

Durante cinco dias, mais de 150 mil pessoas passaram pela Festa de Santo Antônio, realizada pela Catedral de Santo Antônio, com patrocínio da iniciativa privada e apoio da prefeitura de Duque de Caxias. A programação religiosa e cultural atraiu fiéis e um público em sua maioria jovem, que assistiram as apresentações musicais e de dança no palco da igreja e no Teatro Raul Cortez.

Este ano, homenageando o nordeste brasileiro e Portugal, a Festa de Santo Antônio proporcionou momentos de alegria e descontração, com destaques para apresentação do Grupo Folclórico Camponeses de Portugal, que há muitos anos não participava de um evento público, e o cantor Domingos do Recife, pernambucano que em suas músicas homenageia sua terra natal e Duque de Caxias, município onde reside há décadas.

Outros destaques da programação musical foram as apresentações da Banda Valve, de Xerém, do cantor e compositor Monarco e Juliana Diniz. O público também não resistiu às iguarias deste ano. Doces e salgados tradicionais foram colocados à venda, além de artesanato e lembranças do evento.

Para o prefeito Washington Reis, a festa é um momento de importante integração cultural e social do povo caxiense. “A Festa de Santo Antônio é um marco da cultura de Duque de Caxias e já se tornou um patrimônio artístico e cultural da nossa cidade.

Quando ainda era a feira da comunidade eu era garoto e já frequentava. E a festa desse ano foi ainda mais especial porque resgatou os valores tradicionais, a cultura popular e de raiz”. Para o padre Renato Gentile, “a Festa de Santo Antônio deste ano foi excelente. Sem a parceria da prefeitura, a maior festa da cidade não teria se tornado o grande espaço de fé, cultura e lazer para as inúmeras famílias que dela participaram”.

Durante a festa, os visitantes também puderam conhecer o que o município produz na zonal rural. Uma feira orgânica foi montada na Praça do Pacificador, com legumes, frutas e hortaliças produzidos sem agrotóxicos pelos agricultores familiares. Os frequentadores, homens, mulheres e até crianças aproveitaram no quarto dia da festa os serviços gratuitos oferecidos pela FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias. O dia de beleza atendeu dezenas de pessoas com corte de cabelo, maquiagem manicure e design de sobrancelha.

A prefeitura, durante toda realização do evento, mobilizou as secretarias de Saúde, Defesa Civil, Obras, Transportes, Educação, Serviços Públicos, além da Guarda Municipal, entre outros órgãos. O evento contou ainda com apoio de voluntários do Processo Apell e de membros do Corpo de Bombeiros Civil. A segurança dos frequentadores contou com policiais Civis e Militares.

Fotos: Juliane Rebello/ Eliakin Moura