Festa do Padroeiro de Caxias começa na sexta-feira

A festa tradicional leva muita gente ao Centro da Cidade

Conhecido como o santo que ajuda as mulheres a encontrarem um marido, Santo Antônio vai ganhar cinco dias de festa em Duque de Caxias. De 9 a 13 de junho serão realizados eventos religiosos e culturais no centro da cidade que esperam atrair mais de 100 mil pessoas. As homenagens ao santo casamenteiro, que é o padroeiro do município, serão iniciadas a partir das 18h com a abertura da quermesse no pátio da Igreja de Santo Antônio (onde todos os dias serão realizadas missas) e do funcionamento das barracas de comidas típicas montadas na Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy), no entrecho entre a Rua Nunes Alves e Dr. Manoel Teles.

A parte cultural da Festa de Santo Antônio, organizada pela Prefeitura com apoio da iniciativa privada, será na Praça do Pacificador e no palco reversível do Teatro Raul Cortez, onde vão se apresentar todos os dias artistas locais e da região, bandas, DJs, e grupos de dança de quadrilha filiadas à federação de quadrilhas da Baixada, entre outras atrações gratuitas.

Para tranquilidade do público esperado na maior festa religiosa da Baixada Fluminense, a prefeitura vai mobilizar as secretarias de Saúde, Obras, Transportes e Serviços Públicos, Segurança, Cultura e Turismo, além da Defesa Civil, que vai contar com o trabalho de voluntários, e da FUNDEC. A polícia civil e a militar vão cuidar da segurança dos frequentadores.

Missas:

Estão previstas missas diárias na Igreja de Santo Antônio. Como ocorrem todos os anos, as cerimônias que recebem mais fiéis são as de Renovação do Amor (dia 12), dos Trabalhadores, da Comunidade, dos Devotos, dos Comerciários e pela Juventude, realizadas a partir das 6h do dia 13. A parte religiosa termina com a Procissão de Santo Antônio e missa solene, a partir das 17h30.

Trânsito:

Durante a Festa de Santo Antônio, o trânsito no centro da cidade vai ser alterado. O evento deve ocupar com barracas e espaço para circulação de pessoas, um trecho de 1,3 quilômetro da Avenida Governador Leonel Brizola, entre as ruas Nunes Alves e Dr. Manoel Teles. No dia da abertura do evento, a via será interditada a partir das 15h. No dia 10, a partir das 12h, no domingo e no dia 13, feriado municipal, durante todo o dia.

Na segunda-feira, a interdição do trecho começa às 15h. A circulação de veículos será em mão dupla pela Avenida Plínio Casado.

Este ano, algumas ações ambientais serão implantadas durante o evento, como o desenvolvimento de coleta de lixo seletiva, feira orgânica e o reaproveitamento de plantas naturais decorativas no paisagismo de praças do município, entre outras  iniciativas.