HBO é multada em 2 milhões por exibição imprópria da animação Festa da Salsicha

Foto: Divulgação da Internet

Após receberem muitas críticas nas redes sociais, e reclamação de pais indiguinados, o Procon de São Paulo penalizou o canal fechado, HBO, por não explicitar o limite de idade da animação Festa da Salchicha.De acordo com o órgão fiscalizador, a emissora não deveria ter exposto aos espectadores menores de idade ao transmitir o filme em sua grade diurna, sem antes advertir sobre o seu conteúdo adulto. Por desobedecer esta regra, a multa aplicada ao canal, será de Dois milhões, e dez mil, novecentos e oitenta e seis Reais.

Em nota oficial, o Procon diz que a falta de alerta aos pais sobre o conteúdo da programação fere o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, que são considerados consumidores hipervulneráveis, e por esta razão a sua exibição nos horários informados é totalmente inapropriada. Segundo a fundação, a descrição do filme no site do canal também é problemática, pois reúne informações técnicas, a classificação de 16 anos, e uma sinopse genérica, não deixando transparecer o teor pornográfico da animação.

O mesmo não ocorre com o DVD do desenho animado, pois o mesmo trás na capa que não se trata de uma animação para o público infantil, e no verso faz observações claras, informando que o conteúdo trás cenas de sexo, drogas, e linguagem imprópria. A fundação diz ainda que, em nenhum momento o canal deixou claro em seu site, e em mídias sociais, ou ainda em seu próprio canal, o conteúdo do filme.

*Fonte: Adoro Cinema.com

Deixe uma resposta