Lançado Dia de Cooperar 2017

De Ascom Ocesc /Sescoop/SC

Publicado em 26 de Março de 2017

O Dia de Cooperar 2017 – Dia C em Santa Catarina foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (22), com a presença de 68 participantes e 41 cooperativas de diferentes ramos de atividades. Entre os assuntos abordados no evento estiveram a apresentação do mote da campanha neste ano, “Atitudes simples movem o mundo”, e a participação do Dia C nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Em nome do Sistema OCESC, o presidente Luiz Vicente Suzin, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do desenvolvimento de ações para o Dia C, que acontecem o ano inteiro nas cooperativas catarinenses. “Muitas vezes, essas ações não são divulgadas. O Dia C é uma boa oportunidade para que a sociedade conheça o cooperativismo e o papel social que as cooperativas desempenham nas comunidades em que estão inseridas”, complementa.

Suzin lembrou que em 2017 haverá uma ação inédita no dia 1º de julho, quando também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Acontecerá um evento no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC), em parceria com as cooperativas que têm sede na Grande Florianópolis: “Faremos essa grande mobilização na Capital, mas o Dia C acontecerá no Estado inteiro, de Norte a Sul, em cada uma das cooperativas que estão aqui hoje, em suas regiões, em seus municípios”.

A programação do lançamento abrangeu, ainda, explanação sobre o Dia C com a analista de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP Nacional), Patrícia Resende Teixeira, além de palestra e oficina, realizadas por Roberta Rossi e Giuliana Preziosi, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e como planejar as ações com foco nos ODS. “O evento é uma maneira de esclarecer para as cooperativas como elas podem usar os ODS com maior efetividade nas ações contínuas, olhando para o negócio da cooperativa. Não trabalhamos pontualmente os 17 ODS, mas com grandes eixos: social, ambiental e econômico. Antes de propormos um projeto para fora, nós precisamos olhar as potencialidade internas das cooperativas e fazer a transformação do entorno a partir dessas potencialidades”, explica Patrícia.

Em 2016, o evento de lançamento teve a participação de 40 pessoas e 31 cooperativas. Durante o ano, 59 cooperativas realizaram ações de promoção social e beneficiaram 48 municípios catarinenses.

Arrow
Arrow
Dia de Cooperar - Dia C foi lançado em Florianópolis. Fotos: Divulgação
ArrowArrow
Slider