Lazaroni é escolhido para presidir Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio

Com cinco votos e uma abstenção, o deputado André Lazaroni (PMDB) foi eleito, nesta terça-feira (28/11), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Lazaroni ocupou a vaga deixada pelo deputado Edson Albertassi (PMDB), preso na última terça-feira (21/11) por determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Após ser eleito, o deputado se comprometeu em respeitar o devido processo legal. “Sei que vamos ter muito trabalho pela frente e tudo será feito respeitando o direito a ampla defesa e à constituição’, disse o peemedebista. Ele recebeu a representação protocolada na última quarta-feira (22/11) por nove deputados da Casa, que pedem a perda de mandatos dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi (todos do PMDB), por quebra de decoro parlamentar. O deputado já adiantou que vai analisar o relatório, mas que o trâmite do processo terá que ser respeitado.

“Dando uma olhada no relatório já vi que cometeram um erro. O processo deveria ser direcionado primeiro à Mesa Diretora e não ao Conselho de Ética. Porém, o colegiado ainda vai resolver se vamos aceitar ou não o pedido. E isso só será resolvido após a leitura do documento e com a concordância da maioria dos membros do conselho”, explicou Lazaroni. Segundo ele, o assunto será tema da próxima reunião do grupo, que deverá acontecer na terça-feira (05/12).

Votaram a favor da indicação os deputados Iranildo Campos (PSD), Comte Bittencourt (PPS), Rosenverg Reis (PMDB), Marcos Muller (PHS) e o próprio Lazaroni. O deputado Carlos Osório (PSDB) se absteve.

Fonte: Alerj / Vanessa Schumacker

Edição: Wagner Sales

Deixe uma resposta