Manifestações políticas marcam desfile cívico militar no Centro do Rio

Rio de Janeiro, (RJ), 07/09/2017- Desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. A cerimônia acontece na Av. Presidente Vargas, sentido Candelária – Praça da Bandeira, nesta quinta-feira (07) e celebra uma data importante para os brasileiros. O País deixou de ser colonizado por Portugal no dia 07 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I promulgou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Essa comemoração acontece todos os anos, desde a época do Primeiro Império. - Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Globo

A cerimônia celebra uma data importante para os brasileiros, o Dia da Independência. O País deixou de ser colonizado por Portugal no dia 07 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I promulgou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Essa comemoração acontece todos os anos, desde a época do Primeiro Império.

Neste ano, participaram do desfile, na Avenida Presidente Vargas, 3 mil militares, 500 civis e 500 estudantes de escolas municipais e militares. A parada contou com a presença das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e entidades da sociedade civil, como a Cruz Vermelha. Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira desfilaram em um carro, e guardas municipais também participaram do desfile nesta quinta-feira.

O público se concentrou para acompanhar a parada em arquibancadas montadas junto à Praça da República e também ao redor da área cercada com grades para a passagem dos civis e militares. Em meio a plateia, grupos pediam intervenção militar e retorno da monarquia com faixas e bandeiras.

As interdições no tráfego começaram às 4h da manhã para permitir a realização do evento. As quatro pistas da Avenida Presidente Vargas foram bloqueadas ao menos da Avenida Rio Branco à Rua de Santana. Ruas transversais como as Avenidas Passos,  Rio Branco e a Rua Uruguaiana também tiveram trechos fechados, e 76 agentes de trânsito e guardas municipais trabalharam na orientação dos motoristas na região.

A abertura do desfile foi marcada pelo acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria. Em seguida, o Coral do Forte de Copacabana cantou o Hino da Independência e uma Salva de Artilharia deu início ao desfile, durou em torno de duas horas.

Além dos efetivos, participaram carros de combate, viaturas e tropas a cavalo. Aviões militares também fizeram parte da programação com um desfile aéreo.

Arrow
Arrow
Desfile 07 de Setembro - Rio de Janeiro, (RJ), 07/09/2017- Desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. A cerimônia acontece na Av. Presidente Vargas, sentido Candelária – Praça da Bandeira, nesta quinta-feira (07) e celebra uma data importante para os brasileiros.
Slider

Deixe uma resposta