Maracanã reabre visitação guiada ao público

A visitação guiada ao Maracanã foi retomada nesta quinta-feira (01/06) com uma grande procurar por parte de moradores e turistas nacionais e estrangeiros. Uma das principais atrações do Brasil, o Maracanã figura entre os pontos mais visitados do Rio de Janeiro e o retorno do projeto é resultado das negociações da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) com o consórcio Maracanã S/A, responsável pela administração do espaço.

“O Maracanã chegou a receber, por mês, 50 mil visitantes. Isso prova o potencial turístico do estádio. Portanto, a retomada da visitação, como das demais agendas esportivas no espaço, faz parte do diálogo que a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude vem mantendo com a administradora do Maracanã, sempre com o foco no bom uso do equipamento público”,  declarou o secretário Thiago Pampolha, que afirmou que, neste primeiro momento, a expectativa é receber 15 pessoas por mês.

Durante o tour, com duração, em média, de 40 minutos, os visitantes têm acesso ao acervo histórico do estádio. Entre as peças estão a bola, a trave e a rede usadas no milésimo gol de Pelé, além da cadeira utilizada pelo Papa João Paulo II quando rezou a missa no Maracanã. Entre os destaques da reabertura estão as peças cedidas por Zico, entre elas a camisa usada pelo Galinho quando foi tricampeão pelo time em 79, a faixa de campeão do mundo em 81 e a bola do último jogo em que atuou como técnico da equipe japonesa Kashima Antlers.

A caminhada entre o vestiário e o túnel de acesso ao gramado é o ponto alto do tour, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer os locais acessados somente por jogadores e a comissões técnicas dos clubes.

“O que é explorado atualmente é o turismo de experiência. Por isso, estar no Maracanã e ter a chance de conhecer do que está por trás de um dos símbolos do futebol mundial encanta qualquer um. Em 2015, o estádio chegou a bater a marca do local mais visitado no Rio de Janeiro”, revelou o vice-presidente da TurisRio e presidente da comissão de turismo da OAB, Hamilton Vasconcellos.

Tour aprovado

Rodrigo Santiago, de 26 anos, vivenciou uma experiência dupla no Maracanã. Na noite anterior, esteve no estádio para assistir ao jogo do Fluminense pela Copa do Brasil, time de coração do maranhense está no Rio de Janeiro a passeio. E, pela manhã, soube que a visitação havia sido retomada.

“Como amante e praticante do futebol, é muita emoção estar no ‘Maraca’. É a realização de sonho. Este é o primeiro estádio sede de Copa do Mundo que visito e estou achando muito bacana por conhecer cada detalhe do local”, disse o turista.

O flamenguista Ronaldo Vilas Boas estava se sentindo em casa. Ao lado do filho pequeno e da esposa, o carioca não perdeu tempo e fez parte do grupo que reinaugurou o tour.

“Já estive aqui muitas vezes para assistir aos jogos do Flamengo, mas visitar as dependências do estádio é a primeira vez. O Maracanã foi palco de grande conquistas e só a nossa torcida sabe fazer a festa”, brincou o torcedor rubro-negro, de 37 anos.

A visitação ao Maracanã funciona todos os dias, das nove da manhã às quatro da tarde. Em dias de jogos no estádio, o ultimo tour sai três horas antes da abertura dos portões. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria localizada no portão 1 (Avenida Radial Oeste) ou pelo site www.ingressocerto.com.

 

Fonte: Casa Civil