Mesquita quer apoio da população para manter a limpeza da cidade

Foto: Luiz Alan

A prefeitura de Mesquita, por meio de suas secretária de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil, está empenhada na limpeza das ruas da cidade. Para isso, a equipe já iniciou uma ação que inclui a retirada de entulhos das calçadas e alerta a população sobre os perigos e os desconfortos gerados pelo descarte irregular de resíduos – que é passível de multa ao infrator.

“Com as ruas mais limpas e cuidadas, garantimos mais qualidade de vida e menos riscos de doenças trazidas pelo acúmulo de resíduos. Esse descarte irregular prejudica não só a saúde da população, mas também o seu deslocamento e, consequentemente, sua segurança”, alerta o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Sergio Mendes.

O serviço já foi efetuado em alguns bairros do município e conta com um grupo de recolhimento, máquinas e caminhão. Mas, para que a iniciativa siga com resultados positivos, é necessária a colaboração de todos os munícipes e visitantes. Não apenas com novos hábitos em relação ao descarte de resíduos, mas também alertando seus vizinhos.

“Identificamos moradores que fazem esse tipo de descarte, irregular, e já os orientamos sobre as formas corretas de realizar esse descarte. Nossa equipe abriu protocolos para a retirada dos entulhos, já com os dias agendados”, avisa Sérgio.

Lixo acumulado nas calçadas no bairro Banco de Areia em Mesquita – Foto Luiz Alan

A Coleta de Resíduos da Construção Civil – entulhos de obras – vem sendo realizada desde o primeiro dia útil deste ano. “O problema maior é que, invariavelmente, esses resíduos são contaminados pelo despejo, feito por moradores, de lixo domiciliar junto aos entulhos. Com isso, geram focos de doença principalmente pela aparição de animais peçonhentos”, frisa o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil, Cesar Mariano.

Para pedir a retirada de entulho, os moradores podem recorrer à Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil, localizada na Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho, na sede conhecida como Dinâmica.

Outra possibilidade é recorrer ao serviço de atendimento da Ouvidoria de Mesquita, que funciona na sede da prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro do município, ou pelo número 0800 282 9260. As ligações são gratuitas, se realizadas a partir de um número de telefone fixo.

Lixo também se acumula no Paço Municipal na frente da Prefeitura de Mesquita. Foto Luiz Alan