MMR lança antologia poética “Mulheres reais: evolução do Belo”

O Movimento “Mulheres Reais” (MMR) lança no dia 9 de setembro, durante a Bienal do Livro do Rio, a antologia poética “Mulheres reais: evolução do Belo”. São quarenta poetisas que falam de vida e de momentos especiais para cada uma delas, instantes singulares que de alguma maneira se revelam momentos marcantes sobre suas existências.

Segundo as organizadoras do livro, Vera Lúcia Alves de Oliveira, Kátia Pires Chagas e Jana Souza, o MMR surgiu em agosto de 2016, com o primeiro Sarau de “Mulheres Os Descabelados” na Livraria Leitura de Campo Grande – Zona Oeste do Rio.

“Os Descabelados é um movimento cultural que vem tomando força a cada dia. Durante o sarau começamos a falar sobre a importância de se realizar o Encontro Mulher para ressignificar e revalidar tantas mulheres que fazem a vida acontecer através da cultura, do belo das artes”, afirma Vera que é terapeuta holística, diretora do Espaço Jade e coordenadora do grupo das “Fadas brilhantes diamantes”.

Jana explica mais sobre MMR: “ Nosso objetivo é fazer poesias do cotidiano ou de algo relacionado ao que nós mulheres temos o de melhor que é a sensibilidade de fazer da vida, das lutas a real poesia. É muito mais do que só objetivo de fazer poesias, vai além. É reunir a arte do bem viver. A que dança a que canta, a que cozinha, a que está em casa a cuidar dos filhos, a artesã… Somos todas, somos pluralidade. Fazemos intercessões. Nesse primeiro fruto físico está com a característica de poesia. mas nos saraus e nos mais que virão teremos todas as vertentes artísticas e culturais. É o caminho do diálogo entre as linguagens plurais ao encontro do dom como compromisso na evolução do belo para o bem comum”, afirma Jana que além de poeta é pedagoga e atua também como agente comunitária de saúde.

As integrantes do Movimento Mulheres Reais participam também de outros eventos, além da Bienal do Livro, buscando multiplicação e visibilidade de seus trabalhos. No dia 28 (segunda) elas comandam o programa “Os Descabelados” às 10h: http://www.radiorevolucaofm.com.br/ que fica localizado no Instituto Nise da Silveira; logo depois, às 12h, acontece o Sarau misturado com almoço: Almoçarau reunirá as mulheres do MMR, elas vão declamar poesia e cantar. O evento acontece no Restaurante Toca do Engenho (Rua Doutor Bulhões, 89, em Engenho de Dentro). Ás 14h, as integrantes do movimento participam na Biblioteca Bangu do Sarau (Rua Silva Cardoso, 349 ) com Mulheres Reais e convidados. No dia 13 de agosto elas lançam a antologia poética no Cassino Bangu (Rua Fonseca, 534), às 17h. No dia 23 de setembro haverá sarau mais o lançamento do livro Mulheres reais: evolução do belo. O evento acontecerá às 19h no Centro Comunitário de Formação Profissional Padre Rafael (Rua Oito). Em outubro, as integrantes do MMR participam da Campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, em unidades das Clínicas de Família.

“Queremos que movimento e do lançamento do livro atinjam outras mulheres para que se valorizem em suas realidades próprias ao invés de quererem seguir um padrão imposto”, finaliza Kátia que é pedagoga, poeta, agente de leitura, idealizadora dos coletivos “Os Descabelados e Mulheres Reais”.

PROGRAMAÇÃO DA BIENAL:

Riocentro – 19h30

Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio

Litteris Editora e Quártica Premium

Pavilhão Azul – g10

Lançamento do Livro “Mulheres reais: evolução do Belo”