Mobilização geral em Niterói em favor do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Foto Divulgação

Niterói, cidade da região metropolitana do Rio, vai participar, neste sábado (16), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ação conhecida internacionalmente como Clean Up Day. A iniciativa reúne anualmente, em média, 35 milhões de pessoas ao redor do planeta. Serão oito pontos com atividades da 20ª edição do evento, com quase mil voluntários já inscritos. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), com apoio de outras pastas, começa às 8h e vai até 12h. No somatório dos anos anteriores, a quantidade de lixo retirado dos rios, canais e galerias pluviais do município passa de sete toneladas.

Em 2014, a edição niteroiense do evento contou com cerca de 200 voluntários e 1,2 toneladas recolhidas. Em 2015, foram mais de 400 voluntários e 2,5 toneladas. Em 2016, na edição mais recente, foram 600 voluntários e 4 toneladas. Para 2017, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores. Além dos quase mil voluntários inscritos, já confirmaram presença instituições particulares de ensino, equipes de escoteiros e de canoagem. O Instituto Baía de Guanabara, o Projeto Aruanã, além de representantes da iniciativa privada também vão participar. Na praia de Itaipu, integrantes da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu – RESEX vão se juntar aos voluntários para um trabalho de limpeza subaquática. Na praia de Itacoatiara, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) vai participar com atividades de conscientização ambiental.

Um dos bônus da participação na ação é o cumprimento de vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada por vários países durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha, conta que a meta é superar os números dos anos anteriores.

“Pelo grande número de inscritos que já temos, a expectativa é de sucesso. A importância principal é a de cunho educacional, de conscientização. Com uma ação como essa, estamos cumprindo oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima), 14 (vida na água), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação)”, ressaltou.

Todos os voluntários receberão água, camisa do evento, luva e sacolas plásticas para recolhimento dos detritos. A secretaria pontua que, para a logística do material necessário para distribuição, é importante que os interessados façam suas inscrições em https://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2017.