Monitoramento 24 horas no Camelódromo

Cameras Monitoramento - Foto Ag Brasil

O Mercado Popular da Uruguaiana esta sendo monitorado por sistema de câmeras controlado pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal por 24 horas desde o dia 15 de maio, com isso, a Prefeitura do Rio busca agilizar ações de ordenamento e possíveis atividades criminosas, como contrabando, venda de produtos falsos, tráfico de drogas e roubo de cargas.

A intenção é de usar o espaço como base para Guardas Municipais, Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e equipes das Policias Militar e Civil, que fazem parte do projeto de revitalização elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação.

Paulo Amendola, Secretário Municipal  de Ordem Pública relatou que o Prefeito determinou a revitalização da Uruguaiana, o posto integrado será fundamental para a prevenção da desordem, com ações de combate ao comércio ilegal e possíveis atividades criminosas em uma área procurada até por turistas. “Uma das opções é buscarmos parcerias  com a iniciativa privada, com expectativa de que até o fim do ano, contribuindo com o Estado para redução dos índices de criminalidade.”

A importância da necessidade de ações de vídeomonitoramento do mercado para o acionamento imediato das equipes do posto, em caso de movimentações suspeitas. As imagens serão compartilhadas com as policias. Além do posto e do sistema de videomonitoramento, a ideia é buscar meios de substituir o atual mercado por  um prédio de quatro andares.

Segundo Alexandre Mendes, representante da Coordenadoria de Projetos e Engenharia da Rio Urbe, o projeto conceitual visa reorganizar o espaço de forma humanizada, proporcionando a ampliação do número de boxes do mercado que, como esta hoje, não tem como crescer.