Mostra pedagógica leva cultura negra para o Centro de Queimados

Legenda: Grandes ícones da música brasileira serão lembrados durante as apresentações

Danças africanas, contação de história sobre ícones negros e até um documentário feito pelos próprios alunos sobre a luta dos negros no Brasil serão apresentados na culminância do projeto “Encontros e Reencontros, somos todos iguais nas diferenças”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, na Baixada Fluminense durante todo o ano letivo e que chega ao fim nesta sexta-feira (24) com a realização de uma grande mostra pedagógica na Praça dos Eucaliptos, no Centro, a partir das 9h. O evento tem entrada gratuita e reunirá 32 unidades de ensino.

Durante todo o ano, as escolas da Rede Municipal de Queimados realizaram projetos pedagógicos voltados à diversidade, em especial a relação étnico-racial. Cada escola montará um stand na praça para exibir suas atividades. Além disso, elas farão apresentações culturais no palco que será montado na parte central do evento. Grandes ícones da música brasileira como Martinho da Vila, dona Ivone Lara, Sandra de Sá, além de escritores e outras personalidades negras que deixaram um legado de vida serão lembrados.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, a rede municipal de Queimados desenvolve o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, conforme preconiza a legislação brasileira em vigor. “Saímos na frente mais uma vez e estamos adaptando todo o nosso currículo escolar para que a história dos negros e índios seja contada de verdade, com outro enfoque, a partir do ponto de vista deles mesmos e não mais dos colonizadores”, enfatizou.

A Prefeitura realizou diversas palestras de formação continuada sobre a temática da diversidade com todos os professores da rede que receberam a proposta. A Mostra Pedagógica faz parte das atividades em comemoração pela Semana Nacional da Consciência Negra.

Foto: Divulgação/ PMQ

Edição: Wagner Sales

Deixe uma resposta