Nasa divulga fotos incríveis do inverno em Marte

Dunas de Marte cobertas por neve. Dunas marcianas cobertas por neve contrastam com "covas"

A NASA divulgou as imagens, tiradas recentemente pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que mostram a atmosfera “natalina” que reina durante esses dias em Marte. Nas fotografias, as paisagens do Planeta Vermelho aparecem cobertas de neve.

Sob a influência de temperaturas mais baixas no fim do outono, o dióxido de carbono da atmosfera marciana se condensa em gelo e dá início à inesquecível festa de inverno na superfície do planeta.

Inverno no Polo Sul do Planeta Vermelho FOTO:NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONANesse período, as dunas de Marte estão cobertas por fissuras debaixo da neve, e assim se formam os inéditos desenhos na areia.

Dunas marcianas cobertas por neve contrastam com “covas” FOTO:NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA

No Polo Sul do planeta a neve mantém-se durante todo o ano devido às temperaturas negativas.

Dunas marcianas cobertas por neve contrastam com “covas”. FOTO:NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA

As “covas” de Marte se contrastam com a neve de dióxido de carbono. As menores depressões, que se localizam no centro, atingem o tamanho de um estádio.

Manta natalina cobre a superfície de Marte, criando desenhos inéditos. Dunas marcianas cobertas por neve contrastam com “covas”

Assim aparecem as dunas marcianas, no Polo Norte do planeta, cobertas com areia que surge devido ao aumento da temperatura na superfície do planeta.

 Fonte: Sputnik

Deixe uma resposta