Niterói promove ação social

A Praça do Rink, no Centro de Niterói, região metropolitana do Rio, recebe, no domingo (22/10), a nona edição da ""Ação Cidadã", projeto da Prefeitura de Niterói, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O evento, que começa às 10h, tem ações como a retirada da segunda via de documentos, realização de testes rápidos de saúde e orientação jurídica gratuita.

A Praça do Rink, no Centro de Niterói, região metropolitana do Rio, recebe, no domingo (22/10), a nona edição da “”Ação Cidadã”, projeto da Prefeitura de Niterói, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O evento, que começa às 10h, tem ações como a retirada da segunda via de documentos, realização de testes rápidos de saúde e orientação jurídica gratuita.

Entre os serviços disponibilizados nesta edição estarão: localização de registros civis (assentamentos de nascimentos, casamentos e óbitos, isenção da 2ª via (Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito), e da segunda via da Carteira de Identidade, orientação para empreendedores individuais, balcão de empregos, atualização e primeiro cadastro no Bolsa Família e Vale Social, além de todos os serviços disponíveis no CRAS.

Serviços de saúde, como fisioterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação da saúde bucal, orientações voltadas para saúde da mulher, exame de vista e descontos na compra de óculos também estarão disponíveis, entre outros.  A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) promoverá atividades sobre reciclagem.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, explica que quase 30 mil pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa, que tem como objetivo promover a cidadania e aproximar as políticas públicas do cidadão.

“Realizar uma ação cidadã no coração da cidade é uma oportunidade para que um maior número de pessoas acessem os serviços, visto que o acesso é mais fácil e a localização excelente. Nosso objetivo é sempre atender a necessidade dos bairros no entorno”, destaca a secretária.