Orquestra da Baixada se apresenta no Teatro Raul Cortez

Em 2009 nascia a orquestra Sinfônica de São João de Meriti, hoje denominada Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense. A troca de nome se deu pelo crescimento alcançado e a grande procura de músicos da região da Baixada Fluminense. Deste encontro de músicos da Baixada Fluminense, surgiu o recital Concerto Cem Violinos, sob a regência do Maestro Iracito Cerqueira, que a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresenta nesta quarta-feira (05/07), às 20h, no Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador – Centro de Duque de Caxias). A entrada é um quilo de alimento não perecível.

O Concerto Cem Violinos está em cartaz desde 2010, percorrendo várias cidades por todo o Estado. A orquestra é formada por alunos, ex-alunos, professores e músicos profissionais e o repertório vai do Erudito ao Popular. A intenção é proporcionar uma noite especial para o público. Como projeto, o objetivo é formação de plateia do Teatro Raul Cortez. A Orquestra da Baixada Fluminense é formada por 100 violinos, 4 violas, 12 violoncelos, 7 contra baixos acústicos, 5 Flauta Transversa, 4 Clarinetes, 4 Saxofone, 4 trompetes, 3 trombones, 1 bombardão, 1 teclado e 1 baterista.O Coro tem 30 vozes, 2 solistas soprano e um solista tenor.

A apresentação, que contará com a participação do grupo Brazilian Piper, vai apresentar um repertório que inclui o “Hino Nacional Brasileiro”, a canção “Como é grande meu amor por você” (Roberto Carlos), a popular “Carinhoso” (Pixinguinha), Jesus Alegria dos Homens (J. S. Bach), Aleluia (Handell), entre outras.

Fonte: Ascom Duque de Caxias