Pancadas de chuvas no Norte e tempo seco entre o Sul e Sudeste

Nesta quinta-feira a instabilidade mais forte no país ocorrerá no norte da região Norte do Brasil, com condições para pancadas de chuva a qualquer hora. Chance de chuva em alguns pontos do leste do Nordeste, principalmente entre PE e AL, onde a chuva pode ser intensa em alguns momentos e instabilidade entre fraca e moderada em parte do sudeste de MG, norte do RJ e sul do ES. Nas demais áreas do Brasil o tempo estará mais seco, com predomínio de sol.

Na imagem de satélite, nota-se nebulosidade sobre o Atlântico Equatorial, parte da Venezuela, Guianas e AP associada a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). Sobre parte do norte da Região Norte do Brasil, Colômbia e Venezuela, a nebulosidade observada está associada ao padrão de escoamento em altitude e a termodinâmica. Na faixa leste do Nordeste há nuvens baixas associadas a advecção de umidade do oceano. Um cavado provoca nuvens entre o leste de MG, parte do norte do RJ, centro-sul do ES e oceano adjacente. A ausência de nuvens em boa parte do centro-norte do país é derivada da atuação de uma massa de ar seco. Uma alta pressão deixa grande parte do Sul do Brasil sem nuvens. Máximos de vento favorecem a formação de nebulosidade média e alta no norte da Argentina e no Paraguai.

Na retaguarda dessa onda há uma alta pressão migratória de 1028 hPa à leste do Uruguai e do RS. A nordeste dessa alta pressão há um cavado invertido à sudeste do RJ. Uma onda frontal atua no Pacífico, associada a um ciclone extratropical no valor de 996 hPa. Observam-se também outras ondas frontais, ao sul. ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) tem valor de 1024 hPa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua em torno no Oceano Pacífico e em torno no Oceano Atlântico.

Região Sudeste: No litoral de SP haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuva. No sul do ES e leste de MG haverá chuva pela manhã, melhorando ao longo do dia. No centro-norte e oeste de SP, no Triângulo Mineiro e noroeste de MG o sol predominará. Nas demais áreas da região o sol predominará. Temperatura estável, máxima: 31°C no norte de MG, mínima: 8°C na Serra da Mantiqueira.

Vale do Paraíba, litoral Norte e Serra da Mantiqueira – Sol volta a aparecer na Região

Nesta quinta-feira, (15/06), o tempo será de sol entre nuvens na Região. Ao amanhecer haverá condições para a formação de nevoeiros e/ou nuvens baixas em pontos entre o Vale e a Serra. No Litoral haverá mais nebulosidade e pequena chance de chuva fraca ao longo do dia. As temperaturas estarão em gradativa elevação.

Tendência para os próximos dias:

Na sexta-feira e no final de semana (16, 17 e 18/06), o dia será de sol, poucas nuvens e temperaturas em elevação na parte da tarde e relativamente mais baixas na madrugada/manhã.

Região Sul: No oeste do RS o sol aparecerá entre nebulosidade variável. No noroeste do RS, oeste de SC e centro-oeste e norte do PR o sol predominará. Nas demais áreas da região o sol aparecerá entre poucas nuvens. Temperatura máxima: 22°C no oeste do RS e mínima: 7°C em áreas de serra do RS e de SC.

Região Centro-Oeste: No leste de GO e no DF o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região o sol predominará. Máxima: 34°C no norte de MT, mínima: 15°C no leste de GO e no DF.

Região Nordeste: Entre o litoral da BA e de PE o tempo ficará instável com curtos períodos de sol e chuva. No litoral do MA haverá nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva, o sol predominará. Temperatura estável e máxima: 34°C no norte do PI. Temperatura mínima: 14°C no interior da BA.

Região Norte: No oeste do AC o sol aparecerá entre nebulosidade variável. Nas demais áreas do AC, no sul do AM, em RO, sul do PA e no TO o sol predominará. No norte do PA, no AP, norte e oeste do AM e em RR haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva. No PA, o sol aparecerá entre poucas nuvens e em AM haverá nebulosidade com chances de pancadas de chuvas. Temperatura estável, máxima: 35°C no norte de RO e mínima: 16°C no sul de RO.

Fonte de pesquisa INPE, INMET, NOAA E GFS.