Programa JovemCoop inicia 1ª turma em Videira

Turma do JovemCoop da Coopervil e do Sicoob Videira
Turma do JovemCoop da Coopervil e do Sicoob Videira

Marcos Bedin- Chapecó/SC

Despertar nos jovens a cultura da cooperação e o interesse pelo cooperativismo. Com este foco, a Coopervil e o Sicoob iniciaram nessa semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), a primeira turma do JovemCoop – Programa Juventude Cooperativista. O grupo é formado por 40 filhos e filhas de cooperados de 16 a 30 anos e as aulas ocorrem na matriz da Coopervil, em Videira.

As atividades do primeiro dia contaram com a presença da coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves Souza, do presidente da Ocesc, da Coopervil e do Sicoob, Luiz Vicente Suzin, do gerente geral da mCoopervil, Jacir José Favero e do diretor executivo do Sicoob, Vilson José Guzi. A programação de lançamento contou com palestra do professor Ney Guimarães.

O presidente Suzin realçou que o programa é fundamental para a continuação e o desenvolvimento do agronegócio. “Pensar no futuro das pequenas propriedades rurais significa também buscar estratégias para a formação dos jovens. O aperfeiçoamento profissional é essencial para que este público desenvolva seu trabalho com competência, profissionalismo, empreendedorismo e inovação”.

As coordenadoras do programa Suzana  Araldi Patricio (Coopervil) e Claudete Zornita (Sicoob) destacaram que a iniciativa é fundamental para fortalecer a doutrina e filosofia cooperativista, proporcionar aos jovens experiências que contribuam para o seu desenvolvimento integral, promover o protagonismo juvenil cooperativista e o comportamento empreendedor, além de desenvolver habilidades e competências para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa, inclusive para a sucessão.

A formação conta com nove módulos: Educação Cooperativista – Relacionamento Familiar e Desenvolvimento Interpessoal – Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida – Comunicação e Oratória, – Gestão Rural e 5S – Sociedades Cooperativas e Organização do Quadro Social.  Cada etapa tem 16 horas e ocorre em dois dias, das 8:00 às 17:00 horas, com carga horária total de 144 horas.