Projeto ABC Cerrado prevê novas turmas de capacitação ao produtor

Programa do Senar incentiva a produção agrícola sustentável e a preservação do meio ambiente

Foto Ebc

Os planos do Projeto ABC Cerrado para 2018, administrada pelo Banco Mundial, tem como iniciativa em propagar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e estimular produtores a investirem na propriedade preservando o meio ambiente.

Segundo o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar- Mateus Tavares, o objetivo principal é a transferência de tecnologia na área de sustentabilidade para o produtor rural. As quatro tecnologias preconizadas no projeto são: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto e as Florestas Plantadas comerciais.

São fornecidas capacitações para o produtor rural e é oferecido um acompanhamento técnico durante 18 meses. O projeto começou em 2016. “A gente vê que é possível produzir mais e melhor nas áreas que já estão abertas”, declarou.

Para ter acesso aos cursos gratuitos, o produtor deve entrar em contato com o sindicato rural do município. Não serão abertas novas vagas para assistência técnica, já que o programa termina em fevereiro de 2019.

O programa é executado nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão e no Distrito Federal.

Deixe uma resposta