Projeto de inclusão leva samba ao Centro do Rio

Projeto dirigido às pessoas portadoras de necessidades especiais. Foto: Divulgação

Nesse sábado (23/09), a partir das 12h, feijoada comemorativa do Projeto Portadores do Ritmo. São 12 anos de experiência de trabalho com portadores de necessidades especiais. O Projeto Portadores do Ritmo – é um programa social de inclusão, dirigido às pessoas portadoras de necessidades especiais, sejam elas física, visual, cerebral ou com dificuldades de movimento socioambiental. Comandado por André Dias Vieira da Gama, o Andrezão, de Del Castilho.

Segundo Dias, o encontro pretende acontecer outras vezes, a intenção é mostrar a evolução desses 12 anos e apresentar ao púbico esse trabalho. Ele afirmou ainda que, “além de promover inclusão social através da música, tornando a vida mais saudável para eles, ainda proporcionamos a alegria dos pais e parentes, não tem como não se emocionar e se aproximar deles, o que na verdade é o que mais precisam: se sentir fazendo parte de algo”!

Através do projeto, o grupo já se apresentou na UERJ, BNDES, Cidade da Criança, Rádio Nacional, UFRJ, Arcos da Lapa, Bienal da UNI, MAM, festas corporativas, entre outros espaços. No repertório, contará com Pixinguinha, com “Carinhoso”, “Hino Nacional”, de Joaquim Duque-Estrada, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, “Trem das Onze”, Adoniran Barbosa, passando por “Xodó de Mim”, de Dominquinhos e Gil, “Testamento de Partideiro”, de Candeia, entre outros clássicos.

O projeto conta a supervisão de Heloísa Dias, mãe e parceira dessa ideologia. A pedagoga conta com ajuda de uns 5 pais e amigos. Já passaram pelo projeto mais de 100 crianças, meninos e meninas com idades entre 7 e 40 anos. E agora mantém 15 portadores de necessidades especiais.

O evento vai acontecer na Rua Uruguaiana, 77, no Centro do Rio. Entrada franca. A feijoada custa R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (21) 96845 2904.