Prorrogada as inscrições para Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Se você é estudante da rede municipal do Rio, do 5º ao 9º ano, domina um instrumento musical e sonha fazer parte de uma orquestra, pode comemorar: a Secretaria Municipal de Educação (SME) prorrogou até o dia 13/09 as inscrições para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Braço do programa “Orquestra nas Escolas

“, e fruto de parceria com o projeto “Som+Eu”, a iniciativa dará oportunidade a 50 praticantes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone e percussão. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail orquestranasescolas@gmail.com.

No ato da inscrição, os interessados devem enviar, para o e-mail citado, um link de vídeo no YouTube, no qual esteja tocando uma música de livre escolha, de curta duração (três a quatro minutos) e repertório pertencente ao instrumento executado.

Na etapa seguinte, marcada para o dia 15 de setembro, às 15h, será realizada uma audição presencial. Os participantes vão apresentar uma música de livre escolha (clássica ou popular); uma escala maior (1 oitava); e breve leitura à primeira vista de trecho musical, selecionado pela banca. A audição será na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire (Avenida Presidente Vargas, 1.314), no Centro.

Os alunos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 200,00, vale transporte (aluno e acompanhante) e lanche. Além disso, terão aulas de instrumentos musicais, teoria musical, solfejo e prática de orquestra. As atividades serão realizadas às quartas-feiras, das 15h às 18h, e às sextas-feiras, no mesmo horário.

A primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca já tem data marcada: será no dia 11 de outubro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma belíssima homenagem ao compositor Antônio Carlos Jobim, que este ano completaria 90 anos.

Deixe uma resposta