Prorrogada as inscrições para Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Se você é estudante da rede municipal do Rio, do 5º ao 9º ano, domina um instrumento musical e sonha fazer parte de uma orquestra, pode comemorar: a Secretaria Municipal de Educação (SME) prorrogou até o dia 13/09 as inscrições para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Braço do programa “Orquestra nas Escolas

“, e fruto de parceria com o projeto “Som+Eu”, a iniciativa dará oportunidade a 50 praticantes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone e percussão. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail orquestranasescolas@gmail.com.

No ato da inscrição, os interessados devem enviar, para o e-mail citado, um link de vídeo no YouTube, no qual esteja tocando uma música de livre escolha, de curta duração (três a quatro minutos) e repertório pertencente ao instrumento executado.

Na etapa seguinte, marcada para o dia 15 de setembro, às 15h, será realizada uma audição presencial. Os participantes vão apresentar uma música de livre escolha (clássica ou popular); uma escala maior (1 oitava); e breve leitura à primeira vista de trecho musical, selecionado pela banca. A audição será na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire (Avenida Presidente Vargas, 1.314), no Centro.

Os alunos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 200,00, vale transporte (aluno e acompanhante) e lanche. Além disso, terão aulas de instrumentos musicais, teoria musical, solfejo e prática de orquestra. As atividades serão realizadas às quartas-feiras, das 15h às 18h, e às sextas-feiras, no mesmo horário.

A primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca já tem data marcada: será no dia 11 de outubro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma belíssima homenagem ao compositor Antônio Carlos Jobim, que este ano completaria 90 anos.