Queimados distribui vacina contra a febre amarela

Foto: Thiago Loureiro

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu nesta segunda-feira (15/01), em toda sua rede de atenção básca, mais 20 mil doses da vacina contra febre amarela recebidas, no último sábado, pela Secretaria Estadual de Saúde. Além da imunização, um carro fumacê vai circular a partir desta semana pelos bairros: Porteira, Pedras e Três Fontes – regiões que apresentam maior infestação de mosquitos e a população receberá orientações de prevenção ao vírus através panfletos educativos.

Até dezembro do ano passado, mais de 16 mil moradores já foram imunizados contra a doença. “Recebemos as doses para dar continuidade à nossa rotina de vacinação, que já acontece há mais de um ano nas 18 unidades de saúde básica do município. Vale ressaltar que não é necessário ter pânico, pois não há registros de circulação do vírus em nossa cidade”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Lívia Guedes.

Segundo orientação do Ministério de Saúde, A vacina contra a febre amarela é recomendada para cidadãos a partir de 9 meses de vida, gestantes e viajantes de área de risco. Pessoas com mais de 60 anos ou com condições clínicas especiais só poderão tomar a vacina após avaliação médica. Já pacientes em tratamento de câncer, com imunossupressão ou reação alérgica à proteína do ovo, não poderão fazer o uso da imunização.

Moradora do Centro, Andréia Cristina Redivaldo, de 53 anos, aproveitou o estoque reforçado para se vacinar na Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena e também  levar o marido e os netos. “É um meio que temos para nos prevenir de possíveis doenças. Procuro sempre manter a caderneta de todos lá em casa em dia”, declarou.

Já Luciana Quintina, de 31 anos, levou o filho Pedro Nasser, de 6 anos, para se imunizar no Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ). “É a primeira vez que venho atrás da vacina contra a febre amarela para ele e consegui logo de cara. É importante que todos mantenham a caderneta de vacina em dia”, alerta.

Vírus

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Os principais sintomas são: febre, dores musculares, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas, vômitos, olhos, rosto ou língua avermelhada, fraqueza.

De acordo com a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, o método mais eficaz de evitar a doença é se vacinando. “Se a população evitar deixar lixos em casa que possam acumular água parada já ajuda bastante a combater a doença, pois não terá lugar para que o mosquito se prolifere”, explicou.

Para se vacinar, é necessário procurar um posto de saúde mais próximo de casa, com identidade e carteira de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h.

Fonte: PMQ

Edição: Wagner Sales