Rio lança Plano Estadual de Economia Solidária

Foto: divulgação.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio das secretarias de Estado de Trabalho e Renda (Setrab); de Cultura; e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento -, faz o lançamento, no dia 23 de junho, o Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (PEES-RJ). A programação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); com o Fórum Estadual de Economia Solidária e a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da ALERJ, acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.

O plano foi concluído e publicado no Diário Oficial do Estado (DORJ) em 14 de setembro do ano passado e tem suas bases em políticas já existentes no Rio de Janeiro e dirigidas à sociedade civil. O processo de elaboração do PEES obedeceu a princípios do planejamento participativo, característica da Economia Solidária, com o efetivo envolvimento de entidades públicas e de trabalhadores nas definições de temas e questões para consolidar e ampliar o programa no estado.

O documento final do plano foi precedido por 20 (vinte) encontros e, ainda, pela “III Conferência Estadual de Economia Solidária”, – espaços de ampla participação do movimento em torno das demandas para fortalecimento. Para subsidiar a definição das diretrizes do PEES, os encontros foram organizados em etapas. Marcaram as discussões temas como finanças solidárias; agricultura familiar; artesanato; moda e decoração; reciclagem; pesca artesanal; comunidades tradicionais; serviços; alimentação; empresas recuperadas; cultura e comunicação; comércio justo e serviços.

O lançamento terá apresentações de grupos da economia solidária, apresentação do hino da economia solidária e a participação de representantes de órgãos governamentais e empreendimentos econômicos solidários. Os participantes do evento receberão uma cópia do documento e poderão visitar o Festival de Economia Solidária do Município do Rio de Janeiro, onde vários empreendedores vão apresentar e comercializar seus produtos e serviços.

A entrada é franca mediante a um cadastramento que pode ser realizado acessando ao Site de Lançamento do Programa no link https://planoecosolrj.wixsite.com/plano. Confira abaixo o serviço e a programação.

Mercado Público de Economia Solidária

Em novembro do ano passado, foi iniciado o projeto que possibilitará ao estado à criação do Mercado Público de Economia Solidária do Rio de Janeiro (MPESOL).

Equipes de técnicos já trabalham no projeto, com base em dois convênios que totalizam R$ 3 milhões, para implantação do mercado.