Solidário Serviços

Por Bianca Stella

Oficina gratuita de Braille

O Centro Universitário Uniabeu está com inscrições abertas para 80 vagas para oficina gratuita de Braille, que será realizada dia 25 de maio no campus Belford Roxo, as 17 horas.

O evento dá noções de orientação e mobilidade para os que enxergam e como conduzir o deficiente visual, e mostrar a linguagem que deve ser usada com o portador de deficiência visual. Para os deficientes visuais, a oportunidade é importante para ampliar a autonomia com atividades cotidianas, segundo a Professora Christiane Penha.

A oficina é indicada aos portadores de deficiência visual e voluntários, melhorando a inclusão em escolas, universidades e no mercado de trabalho.O sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas. Ele foi desenvolvido na França por Louis Braille, um jovem cego, a partir do sistema de leitura no escuro, para uso militar, de Charles Barbier.

Inscrições até 20 de maio

www.uniabeu.edu.br/noticias_eventos

oficina gratuita de Braille dia 25 de maio

Local Campus Belford Roxo

Rua Itaiara, 301 Centro

 

Fórum Saúde do Trabalhador


O auditório da Universidade Veiga de Almeida na Tijuca receberá o I Fórum de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município do Rio de Janeiro, que acontece no próximo dia 26 das 8 h as 17 h.O evento tem como público-alvo trabalhadores e estudantes da área de saúde, com o objetivo de mobilizar os futuros e atuais profissionais de saúde sobre atendimento a pacientes com agravos decorridos do trabalho. As inscrições são grátis e oferecidas 260 vagas.

O Fórum será aberto com uma palestra mostrando o panorama atual e perspectivas futuras, seguida de mesa redonda.A tarde rodas de conversas sobre biossegurança, agrotóxicos danos em produtores e consumidores.

I Fórum Vigilância em Saúde – 260 vagas grátis

Data 26 maio das 8 h as 17 h

Auditório Universidade Veiga de Almeida

Rua Ibituruna,108 Maracanã

Tel: 2574-8800

 

Aulas Grátis de Xadrez


A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, promove às segundas-feiras da 12h30 as 17h aulas de xadrez com professor Atila Flegner.

Biblioteca de Botafogo – Rua Farani,53

segunda a sexta-feira das 9h as17h

Tel; 2251-6911

 

Vacinação HPV

Devida a baixa procura pela vacina contra HPV, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói intensificará no próximo mês, período que antecede as férias escolares, a vacinação dirigida aos adolescentes.Para receber a dose o adolescente deve levar a unidade o cartão de vacinação e documento com comprovação de idade.

Público-alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos com 12 e 13 anos.

Homens e Mulheres com HIV com idade entre 9 e 26 anos, esse grupo deve procurar o serviço de Saúde para orientações. O vírus HPV Papiloma Vírus Humano é responsável pelo surgimento do câncer de colo de útero e está associado a outros tipos de doenças.

Unidades Básicas de Saúde Niterói

2 a 6 feira de 8 h as 17 h