Sonda Cassini fotografa Lua Tetis pela primeira vez

A sonda Cassini da NASA viajou por 7 anos até chegar em Saturno, e desde então tem presenteado a humanidade com fotos surpreendentes do gigante gasoso, seus anéis e luas. Depois da missão de 20 anos (a sonda foi lançada em 1997) começou suas últimas manobras, mergulhando nos anéis do planeta e explorando regiões até então desconhecidas da superfície do gigante. Em todo este tempo da viagem, enviou mais de 379 mil imagens e cerca de 600 gigabytes de dados sobre o espaço e o segundo maior planeta do sistema solar para Terra.

NASA divulgou as fotos da lua Tétis, uma lua rochosa com um grande cânion que percorre toda a sua superfície, que foram tiradas pela Cassini em 23/05. A lua é o quinto maior satélite de Saturno e não possui noite, já que a luz refletida pelo planeta ilumina a face que está escondida do Sol. A sonda estava a mais de 1 milhão de quilômetros de distância de Saturno e a 1,5 milhão de quilômetros de distância de Tétis quando capturou.

“Na imagem é possível observar o hemisfério Norte da lua Tétis, iluminado pelo Sol, acima dos anéis. Mais abaixo está uma pequena parte da face de Saturno iluminada pelo Sol.”

A missão Cassini é um esforço conjunto da NASA com os programas espaciais da Itália e Agência Espacial Europeia que custou o equivalente a 3,2 bilhões de dólares em valores atualizados. O fim da jornada da sonda está marcado para o dia 15/09, deste ano, quando deve fazer seu último mergulho e se chocar contra a superfície de Saturno. Isso é necessário para que o veículo não contamine nenhuma Titã ou Encelado, duas luas do planeta que podem conter vida microbiana, segundo os cientistas.

Fonte de pesquisa NASA!