Subsecretaria de Bem-Estar Animal faz castração gratuita de cães e gatos

Foto: Divulgação

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem) oferece o serviço gratuito de castração de cães e gatos. O agendamento é simples e pode ser feito pela internet. No terceiro artigo sobre as dúvidas mais comuns recebidas pela Central 1746, vamos explicar como funciona esse serviço.

No primeiro acesso, é necessário clicar em “Quero me cadastrar” na parte de baixo da página e preencher os dados. Caso já tenha cadastro, basta preencher os campos CPF e senha, e depois selecionar a opção “Agendar Esterilização de animais”.

Para conseguir realizar a castração, o responsável pelo cadastro deverá comparecer com o animal no dia agendado, portando original e cópia da identidade, CPF e comprovante de residência do município do Rio de Janeiro em seu nome. Apenas a pessoa cadastrada poderá levar o animal. Sem apresentar os documentos corretos, não é possível fazer a esterilização. Somente um animal pode ser castrado por vez, portanto o responsável não deve levar mais de um animal no mesmo dia.

 Animais braquicefálicos não são esterilizados

É importante lembrar que as raças braquicefálicas não podem ser castradas, porque a anestesia recomendada nestes casos é a inalatória. A Subem utiliza somente anestésico injetável, que pode levar esses animais à falência respiratória. Entre as raças braquicefálicas, estão: buldogue francês, pug, boston terrier, pequinês, boxer, buldogue inglês, shih tzu, dogue de bordeaux ou qualquer outra raça com o crânio curto ou achatado.

Para atendimento clínico, não é necessário fazer o agendamento, o serviço funciona por ordem de chegada, com a distribuição de senhas, nos postos Bangu, Bonsucesso, Engenho de Dentro e Fazenda Modelo, em Guaratiba. São distribuídas doze senhas pela manhã e doze senhas à tarde.

Cuidados pré-operatórios

Antes de levar o seu bichinho para ser castrado, é preciso tomar algumas precauções. Confira algumas recomendações para ter um pré-operatório bem-sucedido:

– O animal deve ter entre 4 meses e 6 anos;

– Pesar de 400g até 20 kg;

– Não estar no cio;

– Não estar amamentando;

– Não pode ser gestante;

– Jejum absoluto de 12 horas, sem água e comida;

– Informar ao veterinário se o animal toma algum tipo de medicação que influencie no processo de coagulação, como AAS ou similar ou insulina;

– Dar banho no animal na véspera da cirurgia, antes do jejum. No caso das fêmeas, lavar a região da barriga também.

Caso o cachorro ou gato castrado passe mal, o proprietário deverá retornar ao posto onde foi realizada a cirurgia e procurar pelo cirurgião que realizou o procedimento, para revisão. Deve apresentar o pós-operatório (receita) e documento com foto.

Em caso de morte, a Subem orienta a entregar as carcaças dos animais, para exame de necrópsia e identificação da causa mortis. Sem esse procedimento, a determinação de culpabilidade fica totalmente impossibilitada, em função de inúmeros fatores, externos e internos, que podem interferir no processo cirúrgico, que inclui também os períodos pré e pós-operatório.

 Postos da Subem

Bangu: Esterilização/castração, clínica geral e apoio psicológico.

Endereço: Praça Serafim de Oliveira, s/n – Bangu – (Entre a Rua Falcão Padilha e Sul América). Atendimento das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados e ponto facultativo.

Bonsucesso:  Esterilização/castração e Atendimento Clínico.

Endereço: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

Engenho de Dentro:  Esterilização/castração e Atendimento Clínico.

Endereço: Rua Dois de Fevereiro, 711 (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambucano).

Guaratiba:  Esterilização/castração, Atendimento Clínico e Abrigo.

Endereço: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt).

Centro: Somente esterilização/castração.

Endereço: Parque Noronha Santos, Rua Pereira Franco, 100 (ao lado da Universidade Estácio de Sá, na Av. P residente Vargas).

Coelho Neto: Somente esterilização/castração.

Endereço: Praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô).

Jacarepaguá: Somente esterilização/castração.

Endereço: Praça Seca (em frente ao banco HSBC).

Largo do Machado: Somente esterilização/castração.

Endereço: Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à Estação Metrô).

Vicente de Carvalho: Somente esterilização/castração.

Endereço: Largo de Vicente de Carvalho – Av. Pastor Martin Luther King Júnior (próximo ao metrô).

Campo Grande: Somente esterilização/castração.

Endereço: Praça dos Estudantes (Av. Manuel Caldeira de Alvarenga s/n, próximo ao teatro Arena Elza Osborne ).

Deixe uma resposta