Unimed promove projeto ciclos de uma trajetória de aprendizado

Unimed Promove Projeto
Unimed promove projeto ciclos de uma trajetória de aprendizado .

Andressa Recchia- MB

Valorizar a experiência e promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Mais do que estimular o crescimento, o projeto Ciclos de uma Trajetória, nova iniciativa da Unimed Chapecó, busca a atenção especial à saúde e qualidade de vida de seus colaboradores mais maduros, pessoas que há tempo se dedicam à Cooperativa Médica. Outro intuito deste programa, é preparar estes colaboradores para a transição da aposentadoria, que envolve aposentar-se e permanecer no trabalho, ou pensar em diferentes possibilidades.

O encontro inaugural, que reuniu a primeira equipe a participar do projeto, ocorreu recentemente com a palestra “Saúde, Longevidade e avanços da Medicina”, ministrada pelo médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti, no auditório II da Unimed Chapecó. “Este trabalho é uma necessidade que emerge incentivar os colaboradores a viver a transição da aposentadoria com consciência, planejamento e qualidade de vida”,afirmou.

Por meio de oficinas dinâmicas, os colaboradores participam de capacitações com psicólogas e têm acesso a palestras, que envolvem temas como, longevidade, saúde financeira, educação física, nutrição, medicina do trabalho e saúde mental. A condução do trabalho é de responsabilidade das psicólogas da Unimed Chapecó, Eduarda Lays Rossato, do setor de Saúde Ocupacional, e Liciane Dalla Costa, do COTEP.

Aos 55 anos, a integrante do grupo e colaboradora da Unimed Chapecó há mais de 19 anos, Eloina de Quadros Ferreira, afirma que o convívio com o grupo e a troca de experiências auxiliam no trabalho diário e, principalmente, contribuem para o crescimento profissional. “Posso ter uma idade a mais, mas, em termos de trabalho ainda me sinto jovem. Esse projeto é uma experiência diferente que nos ajuda muito, você se sente valorizado como funcionário e como pessoa, não se sente esquecido em função da idade”, salienta Eloina.

O primeiro grupo selecionado a participar do projeto envolve colaboradores a partir dos 49 anos, independente do tempo de casa. Waldir Joaquim Pletsch, 64 anos, é colaborador há apenas sete meses, mas, segundo ele, a experiência profissional já é de anos. Para Waldir, o principal desafio no mercado de trabalho é enfrentar a tecnologia, que a cada dia se inova. Mas, afirma que, com projetos como o desenvolvido pela Unimed, se sente melhor preparado para superar os desafios profissionais. “Talvez não conseguimos desempenhar as atividades com tanta habilidade ou com tanta rapidez quanto os mais jovens, mas, temos uma faculdade, que se chama faculdade de vida, que é muito importante para o nosso dia a dia. Só tenho a agradecer a Unimed por acreditar e incentivar o nosso crescimento”, destaca orgulhoso.

O projeto

O trabalho será realizado no decorrer de seis meses, com frequência quinzenal e duração de 1 hora por encontro. As atividades serão desenvolvidas em turnos diversificados e os colaboradores participam dos encontros dentro de sua carga horária de trabalho.

Unimed Promove Projeto
Arrow
Arrow
New slide - Lançamento do curso ocorreu nessa semana na empresa
ArrowArrow
Slider